Nossas redes sociais

Conheça a Broca de Madeira

Acha que pode ter uma infestação de brocas de madeira?
Solicite um orçamento grátis
Brocas de madeira

Brocas de madeira

Ao ver o famoso pó em uma madeira atacada. Engana-se que são ataques de cupins, na verdade são as brocas de madeira que deixam esse rastro de pó fino parecido com talco.
Vale atentar que as brocas de madeira não são insetos sociais. Apesar de ver elas em bando, geralmente, elas trabalham independente (cada um por si), podem causar grandes danos no madeiramento atacado, ao finalizar elas migram com facilidade para outras madeiras.
Seu poder de destruição é igual ao dos cupins, quando você perceber algum sinal não demore em chamar quem mais entende de brocas, nossa empresa conta com departamento voltado ao combate dessa praga (broca).

Brocas anobium punctatum

Anobium punctatum

É uma espécie conhecida por danificar móveis. São os únicos capazes de digerir celulose, enquanto as outras espécies apenas ingerem e jogam fora, com preferência por emadeiramento antigo (madeira antiga), que muda a sua composição após o envelhecer.
Tamanho: Cerca de 2.7 a 4.5 mm.
Cor: marrom escuro.
Espécie: Anobium punctatum.
No passado habitavam a madeira seca e morta de árvores. Hoje se adaptaram bem aos centros urbanos. Criam buracos nas estruturas e peças de madeira.
Os adultos não se alimentam, apenas se reproduzem.

Brocas lyctus brunneus

Lyctus brunneus

São encontrados em armazéns, museus, residências, onde infestam móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeira artesanal.
Sua espécie é conhecida como besouro marrom de Lyctus. Vive na madeira.
Tamanho: De 3.0 a 7.0 mm
Cor: marrom escura
Espécie: Lyctus brunneus
Alimentam-se apenas de madeira rica em amido. Onde usam esse elemento como depósito dos ovos das brocas de madeira desta espécie.
É encontrada em área urbana, principalmente em residências, armazéns e museus, criando buracos nas estruturas e peças de madeira.

Sinais de problema de infestação de brocas e cupins

Você não precisa esperar um especialista para descobrir se tem uma infestação de cupins. Existem alguns sinais de alerta comuns que informam a existe de uma colônia.
Tinta que borbulhou ou rachou: Os cupins estão se alimentando do interior de uma estrutura; assim, à medida que se aproximam da superfície, a tinta ou o revestimento na superfície começa a borbulhar.
A madeira maciça agora parece oca: Os cupins deixarão intacta a estrutura externa de um item de celulose, esculpindo o interior. Ao tocar na madeira escuta-se um leve eco porque o som vibra.
Existem tubos de lama lá fora: Os cupins se espalham pelas paredes externas, vigas de madeira e descem nos espaços de rastreamento.
Se a primavera se transformou no verão e você encontrar um monte de asas descartadas em sua casa, isso também indica que os cupins estão presentes. Você precisará remover completamente a praga para se recuperar da infestação.

Acha que pode ter uma infestação de brocas de madeira?
Solicite um orçamento grátis